Regras da Casa

1) A Casa de Apoio ALBEM acolhe somente o paciente e 1 (um) acompanhante maior de idade. O paciente deve ser encaminhado pela Instituição de Saúde, congregação ou prefeitura parceira, através do EMBAIXADOR do município de origem. O encaminhamento é feito por meio de uma ficha padrão de disponível com o EMBAIXADOR. O pedido para alojamento deverá ser feito com, no mínimo, 48h de antecedência pelo EMBAIXADOR, verificando a disponibilidade de vagas da Casa de Apoio.

2) O horário de entrada na Casa de Apoio, para novos hóspedes, será das 8:00h até às 18:00h, devendo ser agendada com o setor responsável pelo recebimento dos hóspedes (representante administrativo, WhatsApp 41 98537-8149). Neste momento, paciente e acompanhante serão encaminhados para o quarto onde ficarão hospedados e receberão chaves dos guarda-roupas e quarto. Essas deverão ser entregues no momento de saída definitiva do paciente e acompanhante da Casa de Apoio.

3) O número máximo de pessoas por quarto deve respeitar a quantidade de colchões disponibilizados pela Casa de Apoio.

4) Quartos femininos e masculinos são organizados conforme a disponibilidade de vagas, a critério da Casa de Apoio.

5) Os colaboradores, funcionários ou voluntários da ALBEM não estão, em hipótese alguma, autorizados a fornecer medicamentos ou medicar hóspedes.

6) Os pacientes e seus acompanhantes que já estão hospedados na Casa de Apoio, deverão retornar dos hospitais no máximo até às 21h.

7) Das 22:00 até às 6:00 horas é exigido silêncio total e absoluto, não sendo permitido o uso de aparelhos sonoros, bem como atitudes que perturbem o sono dos demais hóspedes e/ou vizinhos.

8) Os vizinhos da Albem não devem ser incomodados ou solicitados sob hipótese nenhuma. Qualquer solicitação deverá ser feita ao representante administrativo da Casa de Apoio.

9) As crianças e adolescentes menores de idade só poderão permanecer na Casa de Apoio se estiverem em tratamento, acompanhadas dos pais e/ou responsável.

10) O paciente e acompanhante terão, do representante administrativo, assessoramento e orientação para uso das dependências e utensílios da Casa de Apoio.

11) A casa disponibiliza toalhas de banho e rosto, lençóis, fronhas e cobertores para os hóspedes que necessitarem. Esses deverão ser retirados e devolvidos ao representante administrativo, na entrada e saída dos hóspedes, respectivamente.

12) Paciente e acompanhante serão responsáveis pela limpeza do quarto ocupado, banheiros e demais dependências da Casa de Apoio que são de uso comum.

13) Os hóspedes deverão lavar suas roupas, respeitando o cronograma de utilização da máquina de lavar, disponibilizado pela ALBEM.

14) É proibido transitar pelas dependências da Casa de roupa íntima (toalha de banho, pijama, roupão, camisola, sem camisa, etc.).

15) É expressamente proibido fumar, utilizar substâncias químicas e alcoólicas e o uso de som alto dentro da Casa de Apoio.

16) As pessoas hospedadas não têm permissão para emprestar utensílios que pertencem a Casa de Apoio (como garrafas térmicas, cobertores, etc.), para uso em hospitais ou qualquer outra finalidade.

17) Os hóspedes devem desligar os aparelhos eletrônicos e luzes da Casa de Apoio, ao deixarem os ambientes.

18) Itens que forem danificados pelos hóspedes deverão ser repostos, para que não prejudiquem os demais hospedados na Casa de Apoio.

19) A alimentação ocorrerá somente na cozinha e copa nos seguintes horários: manhã até as 9h; almoço entre 11h e 13h30h; café da tarde entre 15h e 16h e jantar entre 18h e 21h.

20) As refeições são de responsabilidade do paciente e acompanhante, que poderão utilizar os recursos que estão disponíveis para uso e consumo (utensílios e alimentos). As demais necessidades alimentares são de responsabilidade do paciente e seu acompanhante, levando em conta a dieta específica recomendada pelo médico do tratamento, quando for o caso.

21) Visitas aos pacientes podem ocorrer obedecendo aos seguintes critérios:
Horário: das 15:00h às 17:00h;
Local: apenas na sala de estar da Casa de Apoio;
Tempo de duração: não deverá ultrapassar a 1 (uma) hora;
Número de visitantes: não deverá ultrapassar a 2 (dois);
Obs.: é vedado a circulação dos visitantes nas outras dependências da Casa de Apoio.

22) É vedada a entrada de pessoas estranhas e não autorizadas no interior da Casa de Apoio.

23) Os hóspedes são responsáveis pela guarda dos pertences pessoais dentro da Casa de Apoio. Para tanto, os armários e quartos devem ser mantidos trancados. A Casa de Apoio não se responsabiliza pela perda de objetos. Sugere-se não trazer objetos de valor que não possam ser levados com o paciente.

24) O responsável administrativo está apto a prestar informações e orientações aos hóspedes.

25) Os hóspedes poderão contar com auxílio de uma psicóloga voluntária e um pastor capelão que estarão à disposição em alguns horários da semana, conforme publicado no mural de recados.

26) Qualquer anormalidade observada, na rotina da Casa de Apoio, deverá ser informada imediatamente ao responsável administrativo.

27) A ALBEM não se responsabiliza por situações ocorridas com os hóspedes fora da Casa de Apoio.

28) Para que o paciente e acompanhante tenham direito a retorno, deverão seguir as normas estabelecidas neste regulamento.

29) Os pacientes e acompanhantes que não seguirem as regras da Casa de Apoio, receberão novamente as orientações e serão advertidos verbalmente. Havendo recorrência. serão advertidos por escrito. E, havendo novamente dificuldades com as regras, serão desligados deste atendimento.