Será que temos o que agradecer em 2020?

2020 foi um ano que começou cheio de expectativas. Um ano em que as pessoas se programaram para ter muito sucesso. Um ano de planos e esperanças.

Mas, o que ninguém sabia é que também seria o ano de mais uma pandemia mundial. Um ano em que estaríamos reclusos em nossas casas, muitos perderiam seus empregos, muitos sofreriam com a doença e muitos perderiam suas vidas ou seus entes queridos.

Mediante tudo isso, muitos se desolaram, desesperaram, perderam sua saúde mental – e esperanças.

Muitos dizem até que deveríamos esquecer esse ano, fazer de conta que não existiu. Muitos pedem para nem ter a famosa retrospectiva de final de ano.

E você? O que pensa disso?

Não podemos negar que o ano foi extremamente difícil. Porém, também vimos coisas fantásticas acontecendo.

Por conta de todas as restrições, precisamos nos reinventar. E muitas coisas boas surgiram daí. Novas formas de trabalho, novas formas de cuidado, novos produtos, novas ideias.

Por estarmos isolados em casa, a solidariedade foi despertada. Vizinhos, parentes e amigos se mobilizaram para ajudar os que, de forma nenhuma, seja pela idade, doença ou incapacidade, não podiam sair de casa.

A empatia foi exercitada como nunca antes. Cada um se protegendo, para também proteger o outro. Pois, estamos começando a entender que cuidar do coletivo é cuidar de si mesmo.

A compaixão e caridade pelos pobres e necessitados foram ativadas em muitas campanhas de apoio, recolhendo alimento, roupas, remédios, entre outros.

Mais pessoas buscaram ajuda profissional, para cuidar de sua saúde física e mental.

E, acima de tudo, aprendemos que não temos o controle das coisas. Aprendemos que “a pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor” (Provérbios 16.9).

É Deus quem dirige nossa vida

Realmente, não estava nos planos de ninguém uma pandemia mundial. Mas, estava nos planos de Deus nos proteger e preservar, e nos ensinar que devemos depender somente dEle, em todos os momentos.

Ele promete inúmeras vezes que “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. (Salmos 91:1-3).

Por tantas coisas que aprendemos, por termos crescido como pessoas e como seres humanos, por termos nos achegado mais a Deus e por toda a proteção que recebemos do Senhor, SIM! NÓS TEMOS MUITO O QUE AGRADECER!

Primeiro, por que é isso que ele nos orienta em sua Palavra, quando diz “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5.18).

Segundo, por todas essas maravilhas que aqui destacamos. Portanto, podemos dizer com o salmista Davi: “Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres (Salmo 126.3)

Peçamos ao Senhor que nos abençoe, proteja, guarde, e nos dê um ano de 2021 maravilhoso.

Agradeçamos por tudo que Deus faz, fez e fará por nós.

Ebenézer: “Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7.12)

Feliz Natal, feliz ano novo!


Priscyla Kunzendorff Lindner é Psicóloga, Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, e Voluntária na ALBEM.

Rev. Jonas Eduardo Lindner é Pastor da IELB, Secretário Regional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e Pastor Capelão da ALBEM.