Fazendo acontecer

Em Reunião realizada na tarde de 19 de março de 2017, os luteranos de Curitiba aprovaram a fundação da ASSOCIAÇÃO LUTANDO PELO BEM – que entre outros planos traz consigo o ousado projeto de MANUTENÇÃO de uma casa de acolhimento para famílias de enfermos.

Em uma tarde de intensos debates, os presentes levantaram questões como nome, sede, missão, objetivos, administração, participação individual e, sobretudo, seu objetivo principal: a casa de apoio.

O Presidente da Liga Distrital de Homens Luteranos, Ives Möller, relata que segundo estatísticas, o brasileiro viaja em média 169 km para obter tratamento médico especializado. “Curitiba é um polo de convergência para doentes de diversas regiões dos estados do Paraná e Santa Catarina, muitos familiares destas pessoas circulam pela cidade, desamparadas e sem referência: “a ideia da criação de um local de acolhimento é um projeto que já circulou por diversas congregações da região, e os Leigos têm debatido o tema há mais de 2 anos”.

Ives lembra ainda que o Distrito Paraná Leste da Igreja Luterana do Brasil já manteve um Pastor Capelão Hospitalar para atendimento no Hospital Erasto Gaertner “com recursos oriundos de todos os Distritos Luteranos do Estado”, destaca ele.

Da direita para a esquerda, Paulo Hübner (presidente), Ivo Möller (vice-presidente), Priscylla Lindner (secretária), Sônia Huf (vice-secretária), Ilaíde Petry (tesoureira), Ademar Kern (vice-tesoureiro) e os conselheiros fiscais Egon Lupchinski, Claudemir Cândido e Paulo Schildt.

Para o primeiro presidente eleito da ALBEM, Paulo Hübner, será de fato necessário envolver pessoas físicas e as entidades distritais neste projeto, ao passo que cada indivíduo pode se associar e contribuir para a causa, os Distritos e Congregações também poderão ser conclamados a participar ativamente, visto que se trata de um mesmo interesse comum.

Para investimentos estruturais da casa de apoio, a ALBEM deve contar com recursos oriundos de Leis de Incentivo Fiscal; já a manutenção poderá se dar através de parcerias com entidades, pessoas, Distritos e Congregações Luteranas ou não, que tiverem interesse em abraçar esta causa.